Ambientes Integrados de Desenvolvimento em Linguagem C

Por: Eduardo Casavella

Uma dúvida muito comum aos iniciantes em programação C é:

Qual compilador, ou qual ambiente (IDE) devo usar para aprender a programar em linguagem C?

Vou tentar esclarecer isso da forma mais simples possível neste texto.

Primeiramente vamos definir o que é uma IDE.

Um ambiente integrado de desenvolvimento, conhecido pela sigla IDE (em inglês), é um conjunto de ferramentas que trabalham de forma integrada para desenvolver programas. Normalmente, uma IDE é composta de:

  • Editor de Programas
  • Compilador
  • Linker
  • Loader
  • Depurador

Cada um destes componentes de uma IDE tem uma função bem definida, como veremos.

    • Editor de Programas: é um editor de texto construído especialmente para facilitar a edição de um programa usando linguagem de programação. Um bom editor é capaz de indicar erros no programa antes mesmo do programa ser compilado.

 

    • Compilador: Tem como principal função fazer a tradução do código fonte em um formato que o computador pode entender. Este formato é chamado de código objeto.

 

    • Linker ou linkeditor: Liga o código objeto às bibliotecas e transforma tudo isso em um único programa executável.

 

    • Loader ou carregador: Carrega o executável na memória para que a CPU possa executar o programa. É interessante que uma IDE possua esse recurso para agilizar o trabalho.

 

  • Depurador: Ajuda o programador na verificação e correção de erros.

Para iniciar seu aprendizado, é muito interessante instalar uma IDE para desenvolver seus programas em C.

 

Qual IDE utilizar?

Existem diversas IDEs para se programar em linguagem C. Algumas mais são simples, outras são mais poderosas, porém  também são mais complexas.

Acredito que quando alguém está aprendendo a programar em C, quanto mais leve e simples o ambiente, melhor para o aprendiz. Assim você precisa se preocupar apenas em aprender a linguagem C e não vai perder tempo tentando entender como funciona uma IDE complexa.

 

Ambiente recomendado para iniciantes

Devido à facilidade de uso, eu recomendo usar o ambiente Dev C++ para quem vai aprender linguagem C usando um sistema operacional Windows.

O Dev C++ é um ambiente de programação leve, pode ser instalado em mesmo em máquinas bem antigas pois exige poucos recursos do computador, é grátis e facilmente encontrado na internet. Por esses motivos, muitas universidades utilizam o Dev C++ em seus cursos.

Uma outra alternativa de IDE para iniciantes em C é o Code::Blocks, sendo que este possui também uma versão para Linux.

Para quem usa Linux, ambientes como o Anjuta e o KDevelop são muito bons, porém não são tão simples de serem utilizados. Por isso, para Linux considero uma boa alternativa o Code::Blocks.

Depois de desenvolver um bom conhecimento de C, aí o programador pode trocar de ambiente de desenvolvimento e usar algo mais profissional, como por exemplo o Eclipse CDT ou o Microsoft Visual C++.

Porém, para o iniciante, o Dev C++ ou o Code::Blocks estão de bom tamanho.

Nos próximos artigos vamos falar de como instalar e configurar IDEs para programar em C.

Até logo!

5 respostas a Ambientes Integrados de Desenvolvimento em Linguagem C