Alocação Dinâmica em C

Por: Eduardo Casavella

Alocação Estática

Na alocação estática de memória, os tipos de dados tem tamanho predefinido. Neste caso, o compilador vai alocar de forma automática o espaço de memória necessário. Sendo assim, dizemos que a alocação estática é feita em tempo de compilação. Este tipo de alocação tende a desperdiçar recursos, já que nem sempre é possível determinar previamente qual é o espaço necessário para armazenar as informações. Quando não se conhece o espaço total necessário, a tendência é o programador exagerar pois é melhor superdimensionar do que faltar espaço.
Alocação Dinâmica

Na alocação dinâmica podemos alocar espaços durante a execução de um programa, ou seja, a alocação dinâmica é feita em tempo de execução. Isto é bem interessante do ponto de vista do programador, pois permite que o espaço em memória seja alocado apenas quando necessário. Além disso, a alocação dinâmica permite aumentar ou até diminuir a quantidade de memória alocada.
sizeof

A função sizeof determina o número de bytes para um determinado tipo de dados.

É interessante notar que o número de bytes reservados pode variar de acordo com o compilador utilizado.
Exemplo:

x = sizeof(int); //retorna 4 no gcc
malloc
A função malloc aloca um espaço de memória e retorna um ponteiro do tipo void para o início do espaço de memória alocado.
free
A função free libera o espaço de memória alocado.

Exemplo: Vetor Dinâmico

Quando um programador define tipo e o número de elementos um vetor ele está utilizando alocação estática.

Uma alternativa interessante é declarar um vetor como ponteiro, a fim de utilizar alocação dinâmica. Para tanto devemos usar a função malloc. Porém, esta função necessita saber a quantidade de bytes que devem ser reservados. Para fazer esse cálculo usamos o comando sizeof.
Vejamos como implementar esses detalhes no exemplo prático abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h> //necessário para usar as funções malloc() e free()
#include <conio.h>

int main(void)
{
	float *v; //definindo o ponteiro v
	int i, num_componentes;
	
	printf("Informe o numero de componentes do vetor\n");
	scanf("%d", &num_componentes);
	
	/* ------------- Alocando dinamicamente o espaço necessário -------------
	
	1 - Calcular o número de bytes necessários
	primeiramente multiplicamos o número de componentes do vetor pela
	quantidade de bytes que é dada pelo comando sizeof,
	portanto temos:
	num_componentes * sizeof(float)
	
	2 - Reservar a quantidade de memória
	usamos malloc para reservar essa quantidade de memória,
	então temos:
	malloc(num_componentes * sizeof(float))
	
	3 - Converter o ponteiro para o tipo de dados desejado
	como a função malloc retorna um ponteiro do tipo void,
	precisamos converter esse ponteiro para o tipo da nossa variável, no caso float,
	por isso usamos o comando de conversão explicita:
	(float *)
	
	4 - juntando tudo e atribuindo em v temos o comando abaixo: */
	
	v = (float *) malloc(num_componentes * sizeof(float));
	
	//Armazenando os dados em um vetor
	for (i = 0; i < num_componentes; i++)
	{
		printf("\nDigite o valor para a posicao %d do vetor: ", i+1);
		scanf("%f",&v[i]);
	}
	
	// ------ Percorrendo o vetor e imprimindo os valores ----------
	printf("\n*********** Valores do vetor dinamico ************\n\n");
	
	for (i = 0;i < num_componentes; i++)
	{
		printf("%.2f\n",v[i]);
	}
	
	//liberando o espaço de memória alocado
	free(v);
	
	getch();
	return 0;
}

 

 

Tela de execução

exemplo de alocação dinâmica de memoria em C

Exemplo de execução de alocação dinâmica de memoria em C

Até a próxima!

Uma resposta a Alocação Dinâmica em C