Por: Eduardo Casavella
Alocação Estática
Na alocação estática de memória, os tipos de dados tem tamanho predefinido. Neste caso, o compilador vai alocar de forma automática o espaço de memória necessário. Sendo assim, dizemos que a alocação estática é feita em tempo de compilação. Este tipo de alocação tende a desperdiçar recursos, já que nem sempre é possível determinar previamente qual é o espaço necessário para armazenar as informações. Quando não se conhece o espaço total necessário, a tendência é o programador exagerar pois é melhor superdimensionar do que faltar espaço.
Alocação Dinâmica
Na alocação dinâmica podemos alocar espaços durante a execução de um programa, ou seja, a alocação dinâmica é feita em tempo de execução. Isto é bem interessante do ponto de vista do programador, pois permite que o espaço em memória seja alocado apenas quando necessário. Além disso, a alocação dinâmica permite aumentar ou até diminuir a quantidade de memória alocada.
sizeof
A função sizeof determina o número de bytes para um determinado tipo de dados.
É interessante notar que o número de bytes reservados pode variar de acordo com o compilador utilizado.
Exemplo:
x = sizeof(int); //retorna 4 no gcc
malloc
A função malloc aloca um espaço de memória e retorna um ponteiro do tipo void para o início do espaço de memória alocado.
free
A função free libera o espaço de memória alocado.
Exemplo: Vetor Dinâmico
Quando um programador define tipo e o número de elementos um vetor ele está utilizando alocação estática.
Uma alternativa interessante é declarar um vetor como ponteiro, a fim de utilizar alocação dinâmica. Para tanto devemos usar a função malloc. Porém, esta função necessita saber a quantidade de bytes que devem ser reservados. Para fazer esse cálculo usamos o comando sizeof.
Vejamos como implementar esses detalhes no exemplo prático abaixo:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> //necessário para usar as funções malloc() e free() #include <conio.h> int main(void) { float *v; //definindo o ponteiro v int i, num_componentes; printf("Informe o numero de componentes do vetor\n"); scanf("%d", &num_componentes); /* ------------- Alocando dinamicamente o espaço necessário ------------- 1 - Calcular o número de bytes necessários primeiramente multiplicamos o número de componentes do vetor pela quantidade de bytes que é dada pelo comando sizeof, portanto temos: num_componentes * sizeof(float) 2 - Reservar a quantidade de memória usamos malloc para reservar essa quantidade de memória, então temos: malloc(num_componentes * sizeof(float)) 3 - Converter o ponteiro para o tipo de dados desejado como a função malloc retorna um ponteiro do tipo void, precisamos converter esse ponteiro para o tipo da nossa variável, no caso float, por isso usamos o comando de conversão explicita: (float *) 4 - juntando tudo e atribuindo em v temos o comando abaixo: */ v = (float *) malloc(num_componentes * sizeof(float)); //Armazenando os dados em um vetor for (i = 0; i < num_componentes; i++) { printf("\nDigite o valor para a posicao %d do vetor: ", i+1); scanf("%f",&v[i]); } // ------ Percorrendo o vetor e imprimindo os valores ---------- printf("\n*********** Valores do vetor dinamico ************\n\n"); for (i = 0;i < num_componentes; i++) { printf("%.2f\n",v[i]); } //liberando o espaço de memória alocado free(v); getch(); return 0; }
Tela de execução
Até a próxima!
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