Breve História da Linguagem C

Por: Eduardo Casavella
A linguagem C foi criada em 1972 e implementada em um computador DEC PDP-11 por Dennis Ritchie no Bell Laboratories . C é derivada de duas outras linguagens: Algol 68 e BCPL.

O foco da linguagem C inicialmente foi o desenvolvimento de sistemas operacionais e compiladores. C foi usada com grande êxito na construção de uma nova versão do sistema operacional Unix, que inicialmente foi escrito em Assembly. O grande sucesso obtido no mundo do Unix fez com que a linguagem ganhasse mais e mais adeptos e atualmente, quase todos os grandes sistemas operacionais são construídos em C/C++.

No ano de 1978 foi publicado o livro: The C Programming Language por Kernigham & Ritchie. Este livro fez grande sucesso e ajudou muito a divulgar a linguagem.
A padronização da linguagem C

No início dos anos 80 C passou a ser reconhecida como uma linguagem de propósito geral e contava com diversos compiladores desenvolvidos por vários fabricantes. Nessa época havia uma série de compiladores C semelhantes, porém estes compiladores frequentemente apresentavam várias discrepâncias e eram incompatíveis entre si. Isto tornava a padronização da linguagem uma necessidade real. A padronização foi iniciada pela ANSI – American National Standard Institute – em 1983 e finalizada em 1989. Em 1999 foi aprovada uma revisão do padrão anterior e novas funcionalidades foram acrescentadas. Esta revisão ficou conhecida como C99.

origem e evolução da linguagem c

Origem e evolução da Linguagem C

 

Um grande esforço de padronização foi feito a fim de padronizar a linguagem. Atualmente ainda há versões de compiladores próprias de cada fabricante, porém a maioria dos fabricantes oferece uma opção de compatibilidade com o padrão ANSI C.

A linguagem C é uma linguagem de propósito geral, o que quer dizer que se adapta a praticamente qualquer tipo de projeto, altamente portável e extremamente rápida em tempo de execução. A linguagem C++ é uma evolução da linguagem C que incorpora orientação a objetos. Linguagens como Java e C# foram influenciadas pela linguagem C.
Até a próxima!